segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PRB Jovem Nacional


PRB Jovem Nacional
Militância esteve presente na 1ª Conferência Distrital de Juventude em Brasília
O Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília (DF) foi palco, nos dias 29 e 30 de março, da 1ª Conferência Distrital de Juventude, que visa subsidiar propostas de políticas públicas de juventude para a 1ª Conferência Nacional de Juventude a ser realizada no período de 27 a 30 de abril.
Os temas expostos foram representados por bandeiras e cores diferenciadas, tais como: família, sexualidade e diversidade – bandeira laranja; educação, cultura, tempo livre e mídia – bandeira amarela; violência e drogas – bandeira branca; cidades e meio ambiente – bandeira verde; política e participação, liberdades democráticas – bandeira cinza; trabalho – bandeira azul.
A jornalista Jaquelina Nascimento, representando a presidente do PRB Jovem , Rosangela Gomes, destacou a importância de os jovens terem consciência política e destacou a bandeira amarela, que simbolizou a educação. “Um tema muito discutido na 1ª Conferência Distrital de Juventude foi a educação. Questões como a evasão escolar e o acesso à democratização da escola foram debatidas com ênfase pelos jovens. Novas maneiras de tornar a escola mais atrativa à juventude, como a inclusão digital e bibliotecas, também foram discutidas com maior destaque”, diz Jaquelina Nascimento.
Segundo Luciano Lima, subsecretário de juventude da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos e Cidadania na cidade de Brasília (DF), a importância da 1ª Conferência Distrital de Juventude é que os jovens voltem a ser protagonistas de sua própria história de forma propositiva, com idéias. Fortalecer os gestores de juventude também é objetivo, não só dos gestores públicos e estaduais, mas dos gestores jovens, que estão nas cidades-satélite desenvolvendo trabalhos sociais através de ONGs e de movimentos que estão sendo bem representados nesta conferência.
“Esse é um evento feito não só pelo Governo do Distrito Federal, mas pelos movimentos sociais jovens de Brasília, pelos movimentos políticos e estudantis. A educação, cultura, violência foram debatidas e as propostas vão ser encaminhadas à Conferência Nacional de Juventude e ao governador José Arruda, para que ele tome ciência dos anseios dos jovens de nossa cidade”, enfatiza o subsecretário de juventude
De acordo com Clenildo Sá, coordenador do tema ‘Políticas Públicas de Juventude”, a elaboração de políticas públicas de juventude é a resposta que o estado dá às demandas dos jovens, sendo que é a partir dos anseios que a própria juventude reclama ao poder público. “O maior problema existente na juventude é a violência e o desemprego; a solução seria pensar na problemática dos jovens acompanhados de outros grupos e setores”, afirma Clenilton.
“Essa conferência é uma bandeira de luta da juventude há muito tempo e que foi conquistada via Governo Federal. Diversas forças organizadas, ONGs, entidades estudantis, ou seja, diversas forças debatendo da melhor forma possível através dos grupos de discussões. Tudo é positivo. É um grande debate de idéias. Essa conferência é uma grande conquista da população, da juventude organizada, sendo totalmente positivs”, diz o vice-presidente regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas-UBES no Centro-Oeste, Felipe Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário